terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Marissa Mayer vai obrigar os funcionários da Yahoo! a trabalhar no escritório. Como alguém que estuda na área dos Recursos Humanos, não posso deixar de aplaudir esta medida. A tecnologia separa-nos, faz com que pessoas que estão fisicamente perto estejam mentalmente longe. Também faz o contrário, aproxima quem está longe, mas tem cada vez mais tendência a fazer o que referi primeiro. E a ideia de que o trabalho funciona melhor quando trabalhamos lado a lado e de que precisamos de conhecer os nossos colegas e encontrar-nos com pessoas no café e na fila para a cantina e de que uma série de interacções espontâneas e não planeadas podem contribuir imenso para a criatividade, para o desempenho e para o bem-estar, é bonita, acertada e devia ser defendida por mais empresas.

Não vou dizer que não estamos perante uma faca de dois gumes, porque o trabalho à distância permite uma flexibilidade que nunca existirá dentro do escritório. E se aplaudi a medida, não posso dizer que estou 100% de acordo, mas tendencialmente a favor.


Mas vou citar o que foi dito pela Diretora de RH no email para que possam compreender de onde surge esta medida:

“Para nos tornarmos no melhor local para trabalhar, a comunicação e a colaboração serão importantes, por isso temos de estar a trabalhar lado a lado”, lê-se na nota. "É por isso que é crucial que estejamos todos nos nossos escritórios. Algumas das melhores decisões e análises vêm de discussões no corredor e na cafetaria, de conhecer novas pessoas e de reuniões improvisadas de equipa. A rapidez e a qualidade são frequentemente sacrificadas quando trabalhamos a partir de casa. Precisamos de ser um Yahoo!, e isso começa por estarmos fisicamente juntos”.

Sem comentários:

Enviar um comentário