sexta-feira, 26 de julho de 2013

Sempre que pergunto "leste o livro?" e alguém me responde com um "Não, mas vi o filme", sei que estou perante mais uma das alminhas mentalmente pouco capazes desta sociedade. Ver o filme não é o mesmo que ler o livro. Não é, nunca foi, nunca há de ser.Um filme não é mais que a visão pessoal do realizador sobre o livro, e um livro está sujeito a infinitas interpretações, tantas quanto as pessoas que o lêem e até a interpretações múltiplas da mesma pessoa, consoante os momentos da vida em que se está a ler. Claro que um filme também está sujeito a muitas interpretações diferentes, mas a experiência do audiovisual é sempre menos completa e mais limitativa que a experiência da leitura. Já para não falar que há livros que tiveram diversas adaptações ao cinema, por isso, quando alguém diz que não leu o livro, mas viu o filme, às vezes é preciso perguntar: "E o filme que viste, foi a versão de 1978? A que foi realizada pelo Spielberg? Ou o remake de 2002?" (claro que eu nunca pergunto isto, porque me estou bem marimbando para os filmes e nunca sei se um filme teve mais que uma versão nem quem o realizou ou quem são os actores que entram nele). Por isso, da próxima vez que eu perguntar "Leste o livro?" e me forem a responder "Não, mas vi o filme", não respondam, está bem? Ou então digam só que não leram o livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário