terça-feira, 26 de março de 2013

Agora que estou de férias ("férias") da faculdade tenho tido algum tempo para pensar e cada vez mais me preocupo com o que vai acontecer quando acabar o curso. Que quero trabalhar na minha área ou pelo menos em qualquer coisa que eu goste mais não é dúvida nenhuma, só que começo finalmente a confrontar-me a mim mesma com a dificuldade que vai ser arranjar qualquer coisa decente sem ter experiência de trabalho na minha área de estudos. E cá me mentalizo que vou ter de começar por estágios e coisinhas meio indefinidas até conseguir algo assim mais-ou-menos estável (e eu já considero que um contrato a termo é mais-ou-menos estável). As oportunidades, existem sim, muitas de má qualidade e em regime de precariedade mas são sem dúvida o trampolim para coisas melhores, mas eu, que já não vivo com os pais, que já construí a minha independência, que luto cada vez mais por ter o meu cantinho, tenho de ser criteriosa com o que arranjo, que não posso mesmo ficar sem tecto. Os meus colegas, que ainda vivem com os pais, que não têm sequer planos para abandonar o lar materno, que têm uma vida tão descomplicadinha, irão de certeza aproveitar muito mais oportunidades que eu. Mas eu, eu tenho de ser criteriosa, não posso ficar sem meio de sustento e a melhor oportunidade que se me depara é um estágio par-time e depois talvez um pulo em direcção a algo ligeiramente melhor. Mas a vida fica mais complicada quando não se pode experimentar empregos, estágios, saltar de empresa em empresa até encontrar algo que nos seja adequado.

Estou a ver isto um bocado sem saídas, ou talvez a única saída possível seja um cansaço maior. Mas a ver vamos. E eu sou menina de acreditar que tudo se resolve. Nem que seja mais uns meses de sacrifício e a ausência de férias de Verão só para ganhar um pouco de experiência e ver o que depois consigo arranjar. Eu a algum lado hei de dar. Sim, a algum sítio hei de chegar.

Sem comentários:

Enviar um comentário