sábado, 15 de dezembro de 2012

O valor das prendas

Passamos a vida a repetir aquele chavãozinho muito popular: "O que conta não é o valor da prenda,conta o gesto".Ora vamos lá parar de nos armar em santinhos do pau oco, sff. Pouca pessoas há que se estejam nas tintas para a marca e o preço das coisas que recebem. O valor de uma prenda conta, e muito. Vamos pensar especificamente no caso das relações entre homens e mulheres, que foi um dos temas que suscitou esta reflexão.

As mulheres frequentemente queixam-se, ou pelo menos pensam, que os namorados são uns sovinas a dar prendas. Que nunca lhes oferecem o que elas gostam, quando elas até acham que são claríssimas a expressar os seus gostos (basta levar uma mulher a passear a um centro comercial para perceber o que ela gosta, os homens é que regra geral não ligam nenhuma e são incapazes de recordar em que loja é que ela viu aquela mala que gostou tanto ou, a lembrarem-se da loja, esqueceram qual era a mala em questão). Eu cá, tive um ex-namorado especialmente frugal com os presentes. Eu no Dia dos Namorados, Natal e aniversário recebia invariavelmente um colarzinho ou uma pulseirinha, dos quais eu nunca gostava (pois, o tipo não acertava mesmo com os meus gostos). Cheguei a receber no Natal um colar (horrível) que o rapaz anunciou ter oferecido também a uma amiga, o mesmo modelo na mesma cor (homens, NUNCA se dá a uma namorada a mesma prenda que se dá a uma amiga, NUNCA NUNCA NUNCA, sob pena de perderam uma das duas, geralmente a namorada), um ursinho de peluche minúsculo porque o maior que eu tinha gostado era mais caro (custava 20euros!!!!), trouxe-me do algarve uma conchinha que nem sequer era concha (uma coisa pavorosa, plana e com uns riscos estranhos), de um cruzeiro um colarzinho de fio preto com um coração na ponta e umas sandálias que alguém tinha esquecido debaixo da cama do camarim dele. Nada disto seria problema, se o jovem vivesse realmente em apuros financeiros. É verdade que o rapaz em questão era bastante poupadinho, mas comprou para ele mesmo uma playstation, comprava jogos para a playstation, e estourava regularmente somas consideráveis em tabaco e ganzas. Ora, um homem que é capaz de gastar 20 euros em bebida numa saia à noite, mais 10 euros no taxi, e não é capaz de dar 20euros por um peluche para a namorada...TEM UM PROBLEMA MUITO GRAVE.

A questão, aqui, não é o valor de uma coisa per si. A questão é que um homem deve ser capaz de gastar tanto dinheiro na namorada quanto nele próprio, e vice-versa - a regra de ouro é essa. Se um homem compra televisões XPTO e acessórios para tunnar o carro e jogos para a PS3 e depois a namorada vê-se a modos com um colarzinho da feira todo o santo Natal, há qualquer coisa muito,muito mal.

Tive um problema quase semelhante com o meu actual namorado, que me confessou que pagava imensa coisa à ex-namorada dele, que tinha conseguido poupar dinheiro desde que não estava com ela, e que são geralmente os homens que pagam as coisas as mulheres. Ora, eu sou uma mulher moderna, ganho o meu próprio dinheiro e tenho orgulho em fazê-lo, não vou deixar que um homem ande atrás de mim a pagar me tudo, e tenho orgulho em poder dividir a conta e não deixá-lo sacar do cartão sozinho. Mas, espera lá...tu ganhas exactamente o mesmo que eu, tens nem metade das minhas despesas, pagavas imensa coisa à tua ex-namorada, gostas de ir jantar fora, e a mim, nem um cafézinho...calma aí que isto tem de ir ao sítio.

Foi ligeiramente ao sítio, que eu pago a renda do meu quarto, a minha alimentação e as minhas despesas da faculdade e ele vive com a avó, desculpa lá mas se queres jantar fora todas as semanas toca de puxar da nota sff que eu não sou menos que ninguém (e não é só uma questão de ir à bancarrota com tanto jantar e tanto cinema quando na realidade nem sequer faço muita questão de uma coisa nem de outra, é também um caso de eu não ser menos que uma ex-namorada, exijo as mesmas condições ou melho ainda, sff).

Meninas, não sejam cínicas sff. Rara é a mulher que não fica desiludida quando vê que recebeu mais uma moldura para ir ganhar pó na estante em vez daquele par de sapatos que tem sido mencionado em todas as conversas que aconteceram três meses antes do Natal. E ver o LCD novo na casa dele.

Atenção que há que ter cuidado com o que se pede: nada de pedir ao namorado um vestido de 100euros se nós próprias seríamos incapazes de dar esse dinheiro por uma peça de roupa. A não ser, claro, se o namorado for multi-milionário e capaz de dar 100euros por um par de cuecas com a mesma facilidade que eu dei 2euros por um colar na Primark.

Por isso, meninas, já sabem: se ele vos dá uma bugiganga pelo vosso aniversário e bem o vêm a estourar dinheiro em jogos para a PSP e copos na discoteca...é favor fugir.

Sem comentários:

Enviar um comentário